Precificação

Conteúdo punter
Avatar do usuário
Arena+EV
Administrador
Administrador
Mensagens: 72
Registrado em: Maio 2020
+EV Pontos: 0.00
Brazil

Precificação

08 Jun 2020, 17:02

Espaço para debate sobre Precificação!

Troca de experiencias, dicas, estratégia e muito mais! Participe!


Curtidas no post de Arena+EV:
Bebeto000
Avatar do usuário
HugoSouza
Moderador
Moderador
Mensagens: 74
Registrado em: Junho 2020
+EV Pontos: 0.00
Brazil

Re: Precificação

02 Jul 2020, 17:29

Show, particularmente eu tenho curiosidade em saber quais critérios a galera mais leva em consideração na hora de precificar uma partida... Conheço pessoas que utilizam três critérios apenas. Mas claro, depende também do mercado em questão.
Curtidas no post de HugoSouza(total 2):
JairoAlmeidaBebeto000
Tipster Punter Profissional desde 2017
Avatar do usuário
Danilo Pereira
Administrador
Administrador
Mensagens: 170
Registrado em: Junho 2020
+EV Pontos: 4.00
Brazil

Re: Precificação

03 Jul 2020, 12:27

HugoSouza escreveu:
02 Jul 2020, 17:29
Show, particularmente eu tenho curiosidade em saber quais critérios a galera mais leva em consideração na hora de precificar uma partida... Conheço pessoas que utilizam três critérios apenas. Mas claro, depende também do mercado em questão.
É bem isso mesmo, como eu sempre digo: Os critérios são bastante individuais mesmo né, o lance é que cada um acaba escolhendo o peso e o critério de acordo com a sua maneira de trabalhar.

Acho que em geral, Técnica e tática, tem que acabar estando em todos.... :D :D
Curtidas no post de Danilo Pereira(total 3):
HugoSouzaBebeto000EduardoAraujo
"Look at the stars, look how they shine for you and everything you do" Coldplay
Avatar do usuário
JairoAlmeida
Apostador Lucrativo
Apostador Lucrativo
Mensagens: 174
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 161.00
Localização: Campinas - SP
Brazil

Re: Precificação

03 Jul 2020, 14:37

HugoSouza escreveu:
02 Jul 2020, 17:29
Show, particularmente eu tenho curiosidade em saber quais critérios a galera mais leva em consideração na hora de precificar uma partida... Conheço pessoas que utilizam três critérios apenas. Mas claro, depende também do mercado em questão.
Boa tarde Hugo.
Então, é exatamente o que você falou. Alguns vão utilizar de uma lista gigante de critérios estatísticos e subjetivos, outros vão se valer muito mais da shape, ou seja, do que tem assistido nos jogos, mas o objetivo é o mesmo: Encontrar um erro no mercado. Uma odd maior do que deveria.
Estou anexando aqui um print que mostra quais critérios utilizo no momento de precificar um time para um evento, e espero que possa agregar para você!
Anexos
Home Team.jpeg
Home Team.jpeg (139.42 KiB) Exibido 7329 vezes
Curtidas no post de JairoAlmeida(total 5):
Bebeto000EduardoAraujoLucianoMartinsEzequias SalesMichiuti88
Avatar do usuário
HugoSouza
Moderador
Moderador
Mensagens: 74
Registrado em: Junho 2020
+EV Pontos: 0.00
Brazil

Re: Precificação

03 Jul 2020, 14:55

JuniorAlmeida escreveu:
03 Jul 2020, 14:37
HugoSouza escreveu:
02 Jul 2020, 17:29
Show, particularmente eu tenho curiosidade em saber quais critérios a galera mais leva em consideração na hora de precificar uma partida... Conheço pessoas que utilizam três critérios apenas. Mas claro, depende também do mercado em questão.
Boa tarde Hugo.
Então, é exatamente o que você falou. Alguns vão utilizar de uma lista gigante de critérios estatísticos e subjetivos, outros vão se valer muito mais da shape, ou seja, do que tem assistido nos jogos, mas o objetivo é o mesmo: Encontrar um erro no mercado. Uma odd maior do que deveria.
Estou anexando aqui um print que mostra quais critérios utilizo no momento de precificar um time para um evento, e espero que possa agregar para você!
Excelente, Junior. Utilizamos critérios bastante parecidos :)
Curtidas no post de HugoSouza(total 2):
JairoAlmeidaBebeto000
Tipster Punter Profissional desde 2017
Avatar do usuário
Danilo Pereira
Administrador
Administrador
Mensagens: 170
Registrado em: Junho 2020
+EV Pontos: 4.00
Brazil

Re: Precificação

03 Jul 2020, 15:07

JuniorAlmeida escreveu:
03 Jul 2020, 14:37
HugoSouza escreveu:
02 Jul 2020, 17:29
Show, particularmente eu tenho curiosidade em saber quais critérios a galera mais leva em consideração na hora de precificar uma partida... Conheço pessoas que utilizam três critérios apenas. Mas claro, depende também do mercado em questão.
Boa tarde Hugo.
Então, é exatamente o que você falou. Alguns vão utilizar de uma lista gigante de critérios estatísticos e subjetivos, outros vão se valer muito mais da shape, ou seja, do que tem assistido nos jogos, mas o objetivo é o mesmo: Encontrar um erro no mercado. Uma odd maior do que deveria.
Estou anexando aqui um print que mostra quais critérios utilizo no momento de precificar um time para um evento, e espero que possa agregar para você!
WOWWWW!!! :shock: :shock: :shock:

Curti!
Curtidas no post de Danilo Pereira(total 2):
JairoAlmeidaBebeto000
"Look at the stars, look how they shine for you and everything you do" Coldplay
Avatar do usuário
Erick_Tipster
Moderador
Moderador
Mensagens: 92
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 0.00
Localização: Aracaju, SE
Contato:
Brazil

Re: Precificação

03 Jul 2020, 15:46

Muitas pessoas costuma confundir Precificação com +EV. Mas não é a mesma coisa. Precificação é caminho, +EV é destino. Sem construir um processo para chegar ao +EV, certamente ele não surgirá do nada na sua frente.
Curtidas no post de Erick_Tipster(total 11):
Danilo PereiraJackson santosJairoAlmeidaHugoSouzaInfanteGamerBebeto000LucianoMartinsEzequias SalesMichiuti88Francisney e mais um usuário
Erick Feitosa

⚽ Analista de Probabilidades, Tipster, Professor e Investidor Esportivo Profissional
FabioGelin
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 48
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 0.00
Localização: GOIAS
Brazil

Re: Precificação

03 Jul 2020, 20:36

BOA NOITE GALERA ARENA, SEM DUVIDAS A PRECIFICAÇAO E O DIFERENCIAL NAS APOSTAS NE, E ACHO QUE NO GERAL A MAIORIA USA OS MESMOS CRITERIOS, MAS OS PESOS USADOS SAO MUITO PESSOAIS NE, CADA UM VAI TER SUA ANALISE...
Curtidas no post de FabioGelin(total 2):
HugoSouzaBebeto000
Avatar do usuário
Bebeto000
Pinnacle Punter
Pinnacle Punter
Mensagens: 4208
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 2,625.00
Brazil

Re: Precificação

03 Jul 2020, 21:10

A precifiçao é um tema muito debatido sem dúvida nenhuma. Cada apostador tem seus métodos de análise. Os campeonatos também influência na hora de dá pesos, o Brasileirão eu dou mais peso nós desfalques, motivação e a shape.
Avatar do usuário
Bebeto000
Pinnacle Punter
Pinnacle Punter
Mensagens: 4208
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 2,625.00
Brazil

Re: Precificação

03 Jul 2020, 21:14

Os Power ranking são bastante importante para uma boa precifiçao. Basicamente utilizo só os Power rankings para fazer minha precifiçao.
Bieldomau
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 0.00
Brazil

Re: Precificação

04 Jul 2020, 16:14

Boa tarde rapaziada!

Como vcs precificam as linhas de handicap asiático? Pois aí já começa a envolver probabilidade de gols na partida... Como os critérios de shape, form, tecnical, tatical, dentre outros entram nessa análise?
Curtidas no post de Bieldomau:
Bebeto000
Avatar do usuário
Bebeto000
Pinnacle Punter
Pinnacle Punter
Mensagens: 4208
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 2,625.00
Brazil

Re: Precificação

04 Jul 2020, 18:06

Bieldomau escreveu:
04 Jul 2020, 16:14
Boa tarde rapaziada!

Como vcs precificam as linhas de handicap asiático? Pois aí já começa a envolver probabilidade de gols na partida... Como os critérios de shape, form, tecnical, tatical, dentre outros entram nessa análise?
Cara, no site do Sérgio Freitas tem um artigo falando a respeito sobre como precificar. Dê uma olhada lá 👊😁
Vou deixar dois links a respeito. 👊👊

https://www-sergiofreitas-net.cdn.amppr ... 0-25-e-0-5


https://www-sergiofreitas-net.cdn.amppr ... acima-de-1
Avatar do usuário
Erick_Tipster
Moderador
Moderador
Mensagens: 92
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 0.00
Localização: Aracaju, SE
Contato:
Brazil

Precificar para lucrar

06 Jul 2020, 15:05

Nas apostas esportivas o caminho até a lucratividade exige do apostador um conjunto de ações combinadas. E uma das mais complexas é a precificação de um evento.
Inegavelmente para os apostadores o pote de ouro no final do arco-íris tem nome: Valor Esperado Positivo (+EV). Em suma é que a quantia que um apostador pode esperar ganhar caso realizasse repetidamente uma aposta nas mesmas probabilidades e condições atuais. E para chegar até esse pote de ouro é preciso construir as condições de encontra-lo e escrevo este artigo com a finalidade de apresentá-las como o ato de precificar.

Assim, precificar é fixar o valor ou o preço de algo. Em nosso meio é fixar o preço de um determinado evento acontecer numa atividade esportiva. Então onde estão esses preços? São as cotações. Dessa forma as cotações ou odds na verdade são os preços determinados pelo mercado para os eventos.

Por exemplo, imaginemos um jogo de futebol entre Time A vs Time B (usaremos cotações de um jogo real ocultando os nomes dos times). As casas de apostas sugerem os seguintes preços: Vitória do Time A: @1.66 | Empate: @3.60 | Vitória do Time B: @5.25. Pergunto: alguma dessas cotações tem +EV ou não? Antes mais nada já respondo que é impossível responder!

Pois, a tarefa de encontrar +EV é precedida pela ação de precificar. Ou seja, o apostador precisa construir os seus próprios preços para ter condições de comparar com os preços oferecidos pelo mercado e aí sim poder dizer se algo tem valor ou não.

Essa é a relação entre Precificação (caminho) e +EV (ponto de chegada).

Vamos simular uma precificação para o exemplo acima. Mas antes, preciso deixar claro para o leitor que toda cotação guarda dentro dela uma probabilidade implícita de um evento acontecer. E a fórmula para achar essa probabilidade é simples: Probabilidade (%) = (1 ÷ Preço) x 100. Com isso em mãos vamos encontrar as probabilidades implícitas para o nosso exemplo:

Vitória do Time A: 60,24% | Empate: 27,77% | Vitória do Time B: 19,04%

Mas peraí... para que isso? Você deve estar se perguntando. É justamente porque a precificação do apostador é realizada em probabilidades.

Agora vamos supor que estudamos todos os critérios técnicos, táticos, estatístico e circunstanciais do jogo entre Time A vs Time B e chegamos as seguintes probabilidades:

Vitória do Time A: 48,00% | Empate: 32,00% | Vitória do Time B: 20,00%

Sendo assim, somente nesse momento do processo (pós-precificação) é possível materializar o +EV. De que forma? Comparando a própria precificação com a oferecida pelo mercado. Sigamos nosso exemplo:

A primeira impressão nítida que temos é que as casas de apostas supervalorizam a vitória do Time A (60,24% x 48,00%). Busquemos então a dupla chance Time B e empate (X2). Fazendo a soma do empate e vitória teríamos: 52% (32% + 20%) de chances. Naquele momento as casas de apostas estavam pagando @2.25 para essa dupla chance (Ou 44,44% com já aprendemos anteriormente).

Agora faremos o caminho inverso e converteremos probabilidade em preço. A fórmula é a seguinte: Preço = 100 ÷ Probabilidade. Podemos concluir então que a nossa precificação para a dupla chance deveria pagar um preço justo de @1.92. Correto?

Vamos comparar os preços: Mercado @2.25 vs @1.92 Nossa Precificação. Achamos um erro de preço por parte do mercado. Essa cotação está preenchida de +EV. Mais precisamente com 33 ticks de valor (@2.25 – @1.92 = @0,33). E justamente por isso temos uma boa oportunidade de aposta.

Por fim, podemos afirmar categoricamente que só é possível ser lucrativo nas apostas esportivas, buscando o +EV nas cotações, fazendo a precificação dos eventos.
Erick Feitosa

⚽ Analista de Probabilidades, Tipster, Professor e Investidor Esportivo Profissional
Avatar do usuário
rodrigoelly
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 0.00
Localização: Rio Grande do Sul
Brazil

Re: Precificação

06 Jul 2020, 20:04

JuniorAlmeida escreveu:
03 Jul 2020, 14:37
HugoSouza escreveu:
02 Jul 2020, 17:29
Show, particularmente eu tenho curiosidade em saber quais critérios a galera mais leva em consideração na hora de precificar uma partida... Conheço pessoas que utilizam três critérios apenas. Mas claro, depende também do mercado em questão.
Boa tarde Hugo.
Então, é exatamente o que você falou. Alguns vão utilizar de uma lista gigante de critérios estatísticos e subjetivos, outros vão se valer muito mais da shape, ou seja, do que tem assistido nos jogos, mas o objetivo é o mesmo: Encontrar um erro no mercado. Uma odd maior do que deveria.
Estou anexando aqui um print que mostra quais critérios utilizo no momento de precificar um time para um evento, e espero que possa agregar para você!
E aí, Junior. Beleza?

Não vou ser abusado a ponto de pedir que compartilhe tua planilha conosco, mas pode pelo menos explicar ela? Estou desenvolvendo a minha e achei que ai tem bons conceitos, mas fiquei com duvidas. Abraço.
Curtidas no post de rodrigoelly:
Bebeto000
Avatar do usuário
JairoAlmeida
Apostador Lucrativo
Apostador Lucrativo
Mensagens: 174
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 161.00
Localização: Campinas - SP
Brazil

Re: Precificação

06 Jul 2020, 21:30

rodrigoelly escreveu:
06 Jul 2020, 20:04
JuniorAlmeida escreveu:
03 Jul 2020, 14:37
HugoSouza escreveu:
02 Jul 2020, 17:29
Show, particularmente eu tenho curiosidade em saber quais critérios a galera mais leva em consideração na hora de precificar uma partida... Conheço pessoas que utilizam três critérios apenas. Mas claro, depende também do mercado em questão.
Boa tarde Hugo.
Então, é exatamente o que você falou. Alguns vão utilizar de uma lista gigante de critérios estatísticos e subjetivos, outros vão se valer muito mais da shape, ou seja, do que tem assistido nos jogos, mas o objetivo é o mesmo: Encontrar um erro no mercado. Uma odd maior do que deveria.
Estou anexando aqui um print que mostra quais critérios utilizo no momento de precificar um time para um evento, e espero que possa agregar para você!
E aí, Junior. Beleza?

Não vou ser abusado a ponto de pedir que compartilhe tua planilha conosco, mas pode pelo menos explicar ela? Estou desenvolvendo a minha e achei que ai tem bons conceitos, mas fiquei com duvidas. Abraço.
Sem problemas Rodrigo. Apenas especifique quais foram as dúvidas pra que eu possa te ajudar melhor.
Mas no geral, essa é uma das páginas da minha planilha de precificação. Especificamente a página que eu precifico os mandantes das partidas.
Responder

Voltar para “Punter”