Controle/planilha de entradas e ansiedade

Tudo sobre apostas.
Avatar do usuário
Mateus Salles
Apostador Lendário
Apostador Lendário
Mensagens: 828
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 413.00
Brazil

Controle/planilha de entradas e ansiedade

23 Abr 2021, 12:48

Boa tarde, apostadores!


Trago a vocês um problema que atravessei no ano passado, e resolvi até de forma simples nesse ano. Às vezes alguém possa estar passando pelo mesmo, e isso possa ajudar.

Ao longo de 2020, após cursar o Aposta de Valor na nona turma, passei a fazer um rigoroso controle mensal das minhas entradas, através de uma planilha, lançando cada aposta, em cada mercado e liga, com seu respectivo resultado.

Entretanto, algo estava me incomodando bastante. Nos últimos dias de cada mês, eu sempre começava a ter uma grande ansiedade, especialmente em meses de resultados ruins, pois não queria fechar o mês em red. Nos bons meses isso acontecia em forma de medo de perder o lucro no finalzinho do mês, embora incomodasse menos dos que nos meses fracos.

Somos treinados para pensar no longo prazo, buscar o nosso green e um bom ROI em uma larga amostragem de apostas e unidades investidas. Todavia, essa espécie de "balanço mensal" me atrapalhava nesse quesito, me levando à ansiedade, como se, inconscientemente, isso dissesse ao meu cérebro que eu deveria estar bem ao final de cada mês.

Diante disso, para esse ano, resolvi que passaria a fazer o controle de entradas na forma trimestral, e não mais mensal. O objetivo era reforçar o longo prazo em minha mente, e não estar mais atento ao que acontece no mês X ou Y. Agora o que vale para mim, no meu controle de entradas, é cada trimestre, independentemente de como tenha sido cada mês separadamente.

Isso me trouxe a tranquilidade que eu buscava. Hoje, se tenho uma sequência ruim, sei que tenho todo um trimestre de apostas e isso é só um pequeno recorte. Se tenho um mês ruim, minha mente assimila melhor que isso não importa em absolutamente nada. Por outro lado, obviamente tenho mais unidades apostadas ao longo de um trimestre do que de um único mês, o que, para um apostador lucrativo, significa que as curvas positivas e negativas tendem a se equilibrar em uma amostragem um pouco maior.

Enfim, funcionou para mim, e caso você esteja tendo o mesmo problema, vale a pena tentar. Passei a acreditar sinceramente que controle mensal de apostas não serve para nada se nosso foco é o horizonte de longo prazo. Usar períodos maiores nesse controle é algo que se alinha mais a esse mindset, pelo menos na minha opinião.

E você, como faz o controle de suas entradas? Já teve esse problema?

Abraço à todos
Curtidas no post de Mateus Salles(total 4):
hugonylandFernandoHenriqueRecifeJonathan Maciel
Formado na Turma 09 do curso Aposta de Valor
Quem acredita SEMPRE alcança!
Blogabet: https://msalles.blogabet.com/
Avatar do usuário
hugonyland
Top Punter
Top Punter
Mensagens: 1692
Registrado em: Março 2021
+EV Pontos: 1,000.00
Localização: Mato Leitão, RS.
Brazil

Re: Controle/planilha de entradas e ansiedade

30 Abr 2021, 01:55

Boa noite!

Muito legal o relato, Mateus. Casualmente estou fechando abril com um mês mais ou menos assim. Cheguei a bater +6,54 durante o mês, e devo fechar em -1 ou even, dependendo da última bet que tenho pra essa sexta-feira. No meu caso, o que eu noto não é propriamente procurar bets pra não fechar negativo ou coisa assim, a minha dificuldade em ver o mês terminando negativo é mais relacionada ao método de trabalho. Por exemplo, seguidamente quando vejo que o mês vai terminar negativo me pego pensando em mudar o método como se ele tivesse falhado. Como nos foi ensinado (também sou aluno do aposta de valor), eu trabalho a cabeça pra pensar no longo prazo, mas talvez essa tua alternativa possa me ajudar nesse sentido também. Estou pensando seriamente em pôr em prática.

E, para um futuro próximo, adaptando-me bem, por que não planilhar por temporada?!

Fica a reflexão e o agradecimento pelo início do importante debate.

Pra cima!
Curtidas no post de hugonyland:
Mateus Salles
Avatar do usuário
Mateus Salles
Apostador Lendário
Apostador Lendário
Mensagens: 828
Registrado em: Julho 2020
+EV Pontos: 413.00
Brazil

Re: Controle/planilha de entradas e ansiedade

01 Mai 2021, 09:29

hugonyland escreveu:
30 Abr 2021, 01:55
Boa noite!

Muito legal o relato, Mateus. Casualmente estou fechando abril com um mês mais ou menos assim. Cheguei a bater +6,54 durante o mês, e devo fechar em -1 ou even, dependendo da última bet que tenho pra essa sexta-feira. No meu caso, o que eu noto não é propriamente procurar bets pra não fechar negativo ou coisa assim, a minha dificuldade em ver o mês terminando negativo é mais relacionada ao método de trabalho. Por exemplo, seguidamente quando vejo que o mês vai terminar negativo me pego pensando em mudar o método como se ele tivesse falhado. Como nos foi ensinado (também sou aluno do aposta de valor), eu trabalho a cabeça pra pensar no longo prazo, mas talvez essa tua alternativa possa me ajudar nesse sentido também. Estou pensando seriamente em pôr em prática.

E, para um futuro próximo, adaptando-me bem, por que não planilhar por temporada?!

Fica a reflexão e o agradecimento pelo início do importante debate.

Pra cima!
Me identifiquei demais com seu relato, Hugo. Passei por isso várias vezes no ano passado, e curiosamente esse sentimento sempre vinha no fim de um mês ruim, como se um único mês nos permitisse tirar qualquer conclusão sobre o trabalho desenvolvido.
Creio que, nesse caso, planilhar em um prazo mais longo possa te auxiliar como uma espécie de "hack mental", assim como foi comigo, mostrando a você mesmo que um mês bom ou ruim não interessa e não significa nada demais!
Sobre planilhar por temporada, não vejo nada contrário a isso. Pode também ser uma boa opção, desde que de tempos em tempos haja uma pausa para analisar os números, ver qual ou quais mercados trazem mais lucro/prejuízo, eventuais falhas, essas coisas. O motivo de eu não ter optado por planilhar anual foi me forçar a analisar meus números com certa periodicidade, ao final de cada trimestre. Entretanto, caso se adapte bem a um modelo anual, creio que não há problema algum.

Sucesso!
Curtidas no post de Mateus Salles:
hugonyland
Formado na Turma 09 do curso Aposta de Valor
Quem acredita SEMPRE alcança!
Blogabet: https://msalles.blogabet.com/
Responder

Voltar para “Chat Arena+EV”