02/08/2020: A Famosa Bad Run
A primeira bad run você não esquece.
Lembro até hoje de quando eu entrei humildemente na pior semana de cblol, representado pela Pain Gaming, o time na primeira colocação na tabela, perdeu para a Vivo Keyd, o time na lanterna do campeonato. Essa foi a maior zebra, mas todos os jogos daquela semana foram zebras. Mas foi na maior delas que recuperei dinheiro.
E acho que esse "recuperar dinheiro" de maneira rápida, com o famoso "all win" (praticamente), fez com que eu pensasse que
okay, essa foi por pouco. Que bom que já passei por isso logo de cara. Agora é focar para não acontecer isso de novo.
Se você, jovem padawan, teve essa mesma experiência que expliquei anteriormente... saiba que outras virão. Mas, devido a minha inexperiência somado ao fato de eu ter "recuperado" grande parte do que perdi, meio que estragou o que eu
realmente poderia ter aprendido com aquilo. E durou um mês para eu ter a minha segunda
bad run. Mas dessa vez, ela bateu forte, fazendo eu cair de 65 unidades para 15 unidades em apenas um dia.
--------------------------------
O começo de uma bad run, é quando o jogo não importa tanto quanto o que você deve recuperar.
É como se você tivesse em um corredor com uma porta ao final. Nessa analogia, o corredor é a distância que tem entre você e seu objetivo a recuperar/ganhar, e a porta é o objetivo em si.
Após ter caído uma vez de 50 até 30 unidades, eu fiz algumas modificações, e depois da crise e com bem mais disciplina, consegui aumentar de 30 unidades até 75 unidades. Uma good run.
Só que meu objetivo que tinha em mente, era chegar a 100 unidades, e quando você pensa mais no quanto você quer ganhar em prioridade ao quanto você
não quer perder, os erros começam a aparecer. Vem de mansinho, para pegar até os mais espertos, e vai virando um bola de neve que... quando você percebe, já é tarde demais pra parar.
Começa com alguém próximo de você perguntando sobre quanto você está ganhando. No começo, você ganha pouco porque sua banca é pequena, então tal pessoa, que no caso foi meu pai, sempre me lembrava do prejuízo que eu ainda tinha que recuperar. E você tenta calar tal voz... mas ela fica lá, te pertubando no fundo da sua mente...reverberando.
Depois, quando você quase consegue alcançar a maçaneta da porta, a ansiedade bate e você começa a arriscar o que você não podia para preencher o mais rápido possível esse espaço que falta. E você perde.
Daí você começa a arranjar mais apostas para apostar, mesmo sem tanto conhecimento prévio, mas, ao invés de ter paciência e reunir um conhecimento grande o suficiente para só então apostar em determinada liga ou linha/mercado... você já quer apostar logo de vez, para ter
graça em assistir os jogos.
E então, após os tais prejuízos, você cria a expectativa que na liga que você é especializado, você irá ganhar tudo e mais um pouco do que você perdeu. É só relaxar...
E mais derrotas vem, e o ponto de partida se aproxima, e o de chegada se distancia cada vez mais...
eu tenho que recuperar... eu tenho, e nesse jogo... eu vou... definitivamente eu vou
Depois de algumas derrotas seguidas... você pega uma odd horrível, e aposta muito mais do que você pode para ela "valer a pena"... e aposta mais e mais, pensando que
okay, nesse jogo eu recupero ao menos o que perdi hoje, e faz isso umas 4... 5 vezes... e, bem... você já está desfocado no jogo, e entrou no modo
torcedor. Nesse estado, não importa o que está acontecendo no jogo... se a odd do time é 1,30... logo ele vai ganhar. Ele
tem que ganhar.
Mas ele não ganha.
O azarão ganha ao final, dando zebra, e você, com uma banca de 50 unidades antes do tal jogo, termina com 15 unidades.
Isso dói. Para um caralho.
Sim, melhor aprender isso com uma banca pequena do que uma banca que você crê ser significativa. Mas dói como se assim fosse, porque fere o orgulho de uma maneira sem precedentes.
Depois dessa bad run, a primeira coisa que fiz, com um nó na garganta, foi tirar a roupa e tomar um demorado banho quente. Depois, me deitei na cama e fiquei um bom tempo olhando o teto, pensando o que iria fazer a seguir.
E é isso. A grande questão aqui é...
o que você irá fazer a seguir?
Bem, primeiro eu fiz um aporte na banca para meio que "recomeçar do zero". Mas, obviamente, teria que mudar minhas atitudes perante a como eu jogava esse jogo.
Quando você praticamente quebra sua banca (e embora tenha sobrado 15 unidades, a sensação foi de tê-la quebrado), significa que você não respeitou seu gerenciamento de banca. E uma coisa que não tinha ficado claro para mim é: Como gerenciar sua banca no live?
Fiz um tópico referente a tal dúvida aqui no fórum, e pode ser encontrado nesse link aqui:
viewtopic.php?f=161&t=378
Hoje, tal tópico tem 10 visualizações e nenhuma resposta.
Eu deixei essa dúvida passar batido, e não pesquisei na internet, deixando para "depois", o que resultou na minha quebra de banca.
Com tal pesquisa, cheguei a três conclusões em relação a tal questionamento:
A - Quando no ao vivo, devido a dificuldade de se precificar, as bookies geralmente lhe dará odds com maiores juices se comparados ao pré-live. Isso significa que, no caso hipotético de 50% de chances de cada time ganhar, as odds fossem 1,85 a 1,85, no ao vivo esse mesmo cenário seria 1,83 a 1,83 na Betway. Isso faz uma boa diferença a longo prazo. Por isso, se for para apostar, aposte o valor mais significativo no pré-live. Mais e no ao vivo? Daí, chegamos no segundo ponto.
B - No ao vivo, a grande pergunta que você deve se basear é: Quanto você está disposto a perder? Você tem que pensar que apostadores profissionais arriscam em cada aposta apenas 1% da banca. E o máximo, até mesmo para os mais agressivos, é 5% da banca. Logo, mesmo que o FUCK ESPÍRITO SANTO baixe em você, e com isso você adquira onisciência e saiba quem vai ganhar... aposte apenas 5% em um evento, seja ele qual for. Com isso em mente, se você, de 50 unidades, apostou 1 unidade em determinado evento, isso significa que no ao vivo você poderá apostar APENAS mais 1 unidade, que, somada a já apostada, daria 2 unidades, o que equivale aos 5% supracitados. ISSO É MUITO DINHEIRO. Acredite... essa disciplina te ajudará a não quebrar uma banca. E é por isso que, quando você estiver assistindo um jogo e pensar em apostar mais em um time... pense MUITO BEM antes de apostar, pois poderá fazer isso apenas uma vez, e terá que valer muito a pena.
C - As vezes, irá lhe ocorrer que nada do que você precificou antes do jogo vale a pena, pois tudo está errado e saindo do previsto. Mas isso não é algo tipo First blood (no jogo de LoL) para o time o qual você apostou contra que pronto... vamos cobrir. Tem que ser algo que faça você
realmente acreditar que sua aposta pré-live já não tem
valor algum. Caso isso ocorra, você tem a opção de apenas cobrir e esperar o jogo acabar. Dependendo da odd que você pegou, se sua aposta pré-live vencer, você pode ter prejuízo devido a sua cobertura, ou sair no void, ou ter algum pequeno lucro. É por isso que as vezes mais vale "aceitar o red" ao invés de cobrir, e é por isso da GRANDE CERTEZA que você tem que ter. Com isso, a outra opção será de cobrir, e apostar no time que você acha que agora tem valor. Mas pra isso, você poderá apenas apostar o que você normalmente apostaria no pré-live, e o prejuízo poderá ser também do que você perderia normalmente. E você só faz esse paranauê todo se você tiver realmente CERTEZA. CER-TE-ZA. Então.... você realmente está disposto a perder isso tudo, no final dessa improvisação? Vale o risco?
É por isso que, a não ser que você jogue numa BETFAIR da vida, que é uma casa especializada no exchange, e que muitos profissionais usam para trabalhar... Dê mais valor no Pré-live (Punting) em relação ao Live (Trading). Ao menos é isso que farei de agora em diante, visto que uso a Betway, por enquanto.
Quanto as stakes, irei fazer o método de Kelly adaptado. Sendo mais específico, eu utilizarei 1 unidade como base para toda aposta que farei, seja ela de baixo, médio ou alto risco, sendo o requisito primordial o +EV. Porém, devido aos valores distintos, a quantidade de tiques o método me mostrar, eu adicionarei a 1 unidade com uma certa fórmula. Logo, em média ficarei entre 1 unidade a 1,3 unidades, por enquanto. Isso porque quero ver como o +EV se comporta nesse método, o que poderá eu readaptar a ponto de isso ficar entre 1 a 2 unidades, em geral.
Agora é descansar, resetar o mindset, e continuar me aprimorando cada vez mais.