Nas apostas esportivas é muito comum os apostadores amadores só olharem para os resultados: Vitória, Empate ou a Derrota. E disso, derivar toda a sua análise para definir uma aposta.
Mas, esquecem do mais importante: Como foi o desempenho das equipes. O resultado de uma partida de futebol é muito importante, porém, é um dado muito frio do que foi o jogo.
Por isso, é preciso destrinchar o resultado em desempenho. É uma forma de retirar a frieza dos números.
Nesse momento, as perguntas sempre ajudam:





Desta forma, podemos afirmar que nosso objetivo com a Shape é conseguir extrair do resultado do jogo o real desempenho das equipes.
Shapes - Série B (Estudo de Caso)
Em Agosto, aqui no Fórum Arena +EV, disponibilizarei todas as minhas Shapes da Série B. Serão 60 jogos analisados.
O intuito é abrir um debate sobre o conceito, sua importância, desafios etc. Além, é claro, gerar algum parâmetro para debatermos as análises do pós-jogo aqui.
Sabemos que shape é algo muito subjetivo. Então, longe de querer determinar a real análise do que quer que seja, o objetivo aqui vai ser sempre gerar debates e reflexões.
Como funcionará as classificações?
Numa Shape, você pode fazer análises mais amplas, simples, diretas ou misturar. Elas podem ser descritivas, qualitativas e/ou quantitativas.
Nesse projeto usarei meu sistema de classificações de desempenho. O considero qualitativo, com fácil adaptação para um sistema quantitativo. Porém, ele será com análises diretas, sem detalhamentos dos jogos:
Segue o sistema de notas/classificação:


























Como usar as Shapes de um time?
Quando você tive em mãos uma boa quantidade de Shapes, poderá usá-las de várias formas. Listo algumas:






Balanço Final
Por fim, no final do mês, faremos um balanço juntos dos dados que colhemos. Conseguiremos responder perguntas como:






_________________________________________________________
Espero que essa a experiência nesse tópico, durante o mês de agosto, seja útil para que possamos abrir os olhos para novas oportunidades ou aprimorar um trabalho já realizado.
Vamos que vamos.